Texto sobre leitura da cliente Ana Claudia Braga
Gostando de Leitura – de 0 a 9 meses
Dizem que ler é um hábito que se aprende desde cedo e posso dizer que se ensina mais cedo ainda. Por volta dos 6 meses começam os livros, primeiro apenas abrindo o livro e falando das figuras – aqueles livros molinhos de tecido ou plástico que tem só figuras, muita cor e forma. O estimulo é apenas dizer as palavras sem muito compromisso - ´olha o menino´, ´o passarinho´, ´a casa, olha que casa linda…´.
A medida que o dedinho vai ficando mais firme , colocar ele nas figurinhas e repetir : menino, passarinho. Com um pouco mais de hábido o dedinho no passarinho as perguntas começam a fazer parte : como faz o passarinho? Ai ele virou ´piu-piu´, o cachorro ´au-au´ e as figuras tinham mais elementos para serem conversados e curtidos a dois!
Lembrando que os livros nesta fase também servem para morder , chacoalhar e jogar longe!
Gostando de Leitura – de 9 meses a 1,5 ano
Acostumado com o piu-piu, outra brincadeira que eles adoram é começar a perguntar aonde está o ´piu-piu´, cadê o bichinho? Como faz o passarinho? Ou seja, estimular a interação com o livro. Alías, os livros são um importantíssimo aliado da alimentação : o livro no caderão e a colher vai para a boca enquanto a conversa corre solta : ´olha só aqui está o au-au – e lá vi uma colherada´. Um pouco mais e as crianças começam a falar e interagir cada vez mais – o dedinho sozinho vai no bichinho e eles dizem ´co-có´ e segue a diversão. Passada esta fase pode-se começar a nova brincadeira da cor e da forma que devagarinho vão trazendo ainda mais curiosidade para os pequenos. A esta altura os livros com figurinhas escondidas são pura diversão : ´Quem está escondido atrás do vaso ? A minhoca? Que danada, se escondeu na grama´.
Importante, demora um pouco para contar a história , a criança ainda não consegue ficar quieta e as histórias tem que vir aos poucos para prender a atenção.
Nesta fase as cores já podem começar a fazer parte da leitura – o passarinho é amarelo, o cachorro é marrom.
Gostando de leitura – de 1,5 ano em diante
Nesta fase pode ser acrescentada as formas, correndo o dedo da criança junto com a forma - lembrando que repetir as palavras não causam nenhum problema : bola, redonda, amarela!
As historias mais completas não são uma atenção imediata, eles tendem a dispersar na demora do discurso, mas adoram repetir o cotidiano, ou seja, contar a eles o que aconteceu com eles durante o dia, além de reter a atenção ajuda na memória e interesse. Historinhas na hora de dormir são super bem vindas ´então hoje foi um dia muito divertido, você acordou e tomou o leite, depois fomos brincar – foi muito gostoso. E hoje fizemos um passeio delicioso – fomos na vovó e lá tinha um cachorro´, quanto mais adjetivos mais eles ficam atentos – foi uma gostosa aventura, foi um dia divertido e repetir o cotidiano como uma grande façanha e também é o momento de voltar interagir - ´vimos um passarinho, qual a cor dele mesmo? ´ ´o cachorro tinha uma coleira, aonde estav a coleira dele mesmo´? Estas interações trazem o interesse para lembrar , afinal a história mais interessante para uma criança era sobre ela mesma e o que tinha feito. A partir dai contar uma nova história como uma novidade e algo que ´você sabia que uma vez contaram uma história , não sei se é verdade mas era assim – era uma vez ….´
Assim foi com o nosso filho!
Um beijo,
Maio 2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário